Wooden Hut

Criando
Memórias
Inesquecíveis

 
PROJETO MEMÓRIA
PROJETO MEMÓRIA

 

CASA DE VÓ E DE VÔ

 

 

 

O “Projeto Memória” é desenvolvido, no Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte, com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, como parte das atividades pedagógicas de Língua Portuguesa na trajetória de construção das habilidades e competências inerentes ao conteúdo estudado e à expressão linguística.

Denomina-se Projeto Memória porque tem como finalidade resgatar a memória de momentos fortes da vida dos avós, aproximando sua geração e a de seus netos.

O Projeto desenvolve-se a partir de uma entrevista, em que os alunos coletam informações relevantes das fases da vida dos avós e são desafiados, em seguida, a transformá-las em um livro composto de textos literários cheios de ternura e emoção.

            Infelizmente, desde o ano passado, devido à pandemia por Covid-19, não foi possível escrever o livro. À vista disso, foi criada a  “Casa de vó e de vô”, uma homenagem feita por meio das ferramentas da tecnologia, para homenagear entes tão amados. Em cada cômodo dessa casa, estão representadas experiências e momentos que fazem parte de uma determinada fase da vida pela qual passam os homenageados. A intenção é fazer com que os avós revisitem a memória e relembrem momentos significativos já vividos durante a sua trajetória.

            Enfim, um dos pilares da educação agostiniana é valorizar a pessoa humana. Acreditamos que assim é, também, possível encontrar o sentido da vida.

            Entrem que as portas estão abertas. Entrem que a casa é sua!

Rossana Diva Ferreira Gonçalves

Professora de Língua Portuguesa

 

Mariano Pereira Lopes

Corretor de Texto

Cristina e Remo